Portal Você Online

Morre paciente de Manaus transferido para Goiânia

Esta é a segunda morte registrada nesta semana em pacientes que foram transferidos da capital para outros estados por falta de oxigênio no Amazonas – o outro caso foi Brasília.

Morreu, nesta quinta-feira (21), um dos pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus para Goiânia. A transfêrencia aconteceu na segunda-feira (18). quando 32 pacientes  com Covid-19 foram levados do aeroporto Ponta Pelada, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

A morte foi registrada no Hospital das Clínicas, em Goiânia. A informação foi divulgada pela unidade na manhã desta quinta-feira (21). Outros 18 pacientes seguem internados na unidade. Há também pacientes internados no o Hospital Municipal de Aparecida (Hmap). Também há pacientes do Amazonas internados no Hospital das Clínicas também em Goiais.

O hospital ainda não divulgou informações sobre o paciente, como sexo e idade.

Segunda morte – Na última segunda-feira (18) morreu dos pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus para Brasilía, no último domingo (17). A vítima é uma amazonense, de 67 anos, que estava internada no Hospital Universitário de Brasília (HUB). Segundo o HUB, a paciente é um dos dois pacientes que apresentou instabilidade no quadro de saúde e aguardava por um leito de UTI. O outro paciente aguarda uma vaga.

Mais transferências – No início da noite desta quarta-feira (20), mais 14 pacientes foram transferidos de Manaus para Maceió, no estado de Alagoas, onde darão continuidade ao tratamento contra a Covid-19. A ação faz parte da força-tarefa realizada pelo Governo do Amazonas, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, para melhorar o fluxo de atendimento na rede pública de saúde.

Os pacientes foram levados do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio para a base da Força Aérea Brasileira (FAB), no aeroporto Ponta Pelada, por volta das 19h (horário de Manaus).

Com o embarque dos 14 pacientes nesta quarta-feira, chega a 161 o número total de pacientes transferidos para unidades hospitalares dos estados do Acre, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará, Goiás e também do Distrito Federal. A meta do Governo do Amazonas é transferir, ao todo, 235 pessoas.

Os pacientes transferidos são selecionados conforme a classificação de risco do protocolo de Manchester, adotado pelos médicos que atuam na Central Unificada de Regulação de Agendamento de Consultas e Exames (Cura). Eles também assinam um termo de consentimento para a transferência.

Transporte – O transporte aéreo tem sido realizado em aeronaves de uso militar adaptadas com equipamentos que garantem a estabilidade e segurança dos pacientes, sob responsabilidade da FAB, que tem atuado na força-tarefa com o Governo do Estado e Ministério da Saúde (MS) no enfrentamento da crise sanitária provocada pela Covid-19.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *