
O segundo detento baleado durante uma tentativa de fuga na delegacia de Nova Olinda do Norte, no interior do Amazonas, morreu nesta terça-feira (27), no hospital do município. O outro preso envolvido na ação também foi atingido e morreu ainda na madrugada, após ser socorrido. A tentativa de fuga foi contida por policiais.
De acordo com a Polícia Militar, a tentativa de fuga aconteceu nas dependências do 47º Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizado na Avenida Janary Nunes, no Centro da cidade. A ação teria começado após um dos presos simular um mal-estar, aparentemente causado pela ingestão de medicamentos.
Quando foi retirado da cela sob a justificativa de receber atendimento médico, outros dois detentos atacaram uma investigadora na tentativa de tomar a arma dela. Houve luta corporal e, com o apoio de outro policial civil, os dois detentos foram baleados.
Eles foram levados ao hospital municipal de Nova Olinda do Norte. Um dos presos, Alyson da Silva Oliveira, de 27 anos, morreu ainda na unidade de saúde. O outro, de 26 anos, foi atingido na região pélvica, passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos.
Durante a ação, equipes da Polícia Militar e da Guarda Municipal contiveram os demais presos e garantiram a segurança do prédio. Dois objetos cortantes improvisados — um feito com osso e outro com cabo de colher — foram apreendidos com os detentos envolvidos.
O caso será investigado pela Polícia Civil.