
Morreu, no último domingo (13), o professor e empresário amazonense Saul Benchimol, aos 87 anos de idade, um dos fundadores do grupo Bemol. Ele teve um choque séptico decorrente de uma infecção pulmonar (não-Covid) .
Nascido em Manaus, em 1934, ele se destacou como comerciante e empresário, além das áreas da educação e cultura.
Ao lado dos irmãos, ficou conhecido por fundar empresas como Bemol e Fogás. Ele também era formado em Direito pela Universidade do Amazonas (UA), onde foi professor por 36 anos.
O governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus publicaram notas oficiais de pesar pela perda do empresário. Filho de imigrantes judeus, Saul Benchimol fez mestrado na Universidade New México e pós-graduado em Economia Internacional na Universidade de Yale.
Intelectual e autor de centenas de livros, foi um dos fundadores e primeiro presidente do Clube da Madrugada, importante associação literária e artística brasileira e era membro da Academia Amazonense de Letras desde 2001.
“Neste momento de luto, o Governo do Amazonas se solidariza à família Benchimol e amigos do estimado professor Saul”, disse a nota do Estado.
O prefeito de Manaus, David Almeida, também lamentou profundamente a morte de Benchimol e escreveu: “Minha solidariedade à família e a todos os amigos neste momento de dor. Saul Benchimol foi um grande empreendedor, um visionário na Amazônia, tendo contribuído muito para o desenvolvimento econômico e social da região. Além disso, teve sua história marcada por amor ao magistério, formando várias gerações e também deixou como legado uma vasta produção intelectual”.
O sepultamento de Saul será nesta segunda-feira (14), no Cemitério Israelita, que fica dentro do Cemitério São João Batista, no Centro de Manaus.