
A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) confirmou nesta quarta-feira (2), por meio de nota oficial, o falecimento do procurador-geral adjunto da Casa, Dr. Vander Laan Reis Góes, aos 75 anos. A notícia comoveu a comunidade jurídica, política e cultural do estado, especialmente por sua trajetória marcada por ética, responsabilidade e dedicação ao serviço público.
O velório será realizado no auditório Belarmino Lins, na sede da Aleam, nesta quarta-feira, 2 de julho, com início previsto para às 9h e término às 16h. Em seguida, o corpo será trasladado para o município de Parintins, onde será sepultado.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Vander Góes era servidor efetivo da Aleam desde 1987, com 38 anos de atuação ininterrupta na instituição. Seu trabalho sempre foi pautado pela excelência técnica e compromisso com a advocacia pública, sendo amplamente respeitado por colegas e parlamentares.
Além da sólida carreira na Aleam, Vander teve atuação no Jornal A CRÍTICA, onde foi contemporâneo e amigo pessoal do fundador do veículo, Humberto Calderaro. A passagem pelo jornalismo deixou marcas importantes em sua formação e postura profissional, aliando sensibilidade social ao rigor jurídico.
A morte de Vander ocorre apenas dois dias após uma emocionante homenagem feita pelo irmão, Fred Góes, presidente do Boi Bumbá Garantido, durante a celebração do título do festival folclórico de Parintins, conquistado na segunda-feira (30).
Em discurso diante da torcida vermelha e branca, Fred dedicou a vitória ao irmão, que enfrentava sérios problemas de saúde.“Eu queria dedicar esse título do Boi a toda a galera vermelha e branca, mas em especial ao meu irmão Vander, que passa por uma dificuldade de saúde. Ele quis muito estar aqui, infelizmente não pôde, teve que ir embora para Manaus. Mas é isso, ele também foi um guerreiro. Antes de ir embora, ele falou ‘vamos ganhar o festival’”, disse, emocionado, Fred Góes.
Na nota de pesar, assinada por todos os deputados estaduais, a Aleam destacou o legado de Vander como profissional íntegro, respeitado e comprometido com o serviço público. “Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e colegas, nos unindo em oração”, diz o comunicado.
Em nome do Poder Legislativo, o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, lamentou a perda e destacou o perfil conciliador de Vander.“Servidor exemplar, homem íntegro e de espírito conciliador, Dr. Vander construiu uma trajetória marcada pelo comprometimento, pela competência e pelo respeito de todos que tiveram a honra de conviver com ele. Sua partida deixa não apenas uma lacuna institucional, mas também um vazio humano que será difícil preencher”, afirmou.