Portal Você Online

Morte de mototaxista gera protesto e ônibus são retirados de circulação em Manaus

Mototaxistas promoveram um protesto nesta segunda-feira (12), na Avenida Rio Negro, no bairro Mauazinho, zona leste de Manaus, após acidente com um ônibus que resultou na morte de um mototaxista de 47 anos, identificado como Messias Carvalho da Silva, (11). Eles alegam falta de fiscalização e sinalização de trânsito no local.

De acordo com a Prefeitura de Manaus, nove dos 11 ônibus que operam as linhas 705, 706 e 711 no bairro foram retirados de circulação por segurança, após “risco de depredação dos veículos”. Conforme a prefeitura, a medida foi necessária por conta da manifestação.

A empresa Global, que opera a linha 711, envolvida no acidente, alegou que o motociclista perdeu o controle da moto e invadiu a pista contrária, colidindo de frente com o ônibus. A empresa afirma que entrou em contato com os familiares para prestar todo o suporte necessário.

“[O local] onde o Messias faleceu ontem é um via estreita e foi ‘estreitada’ mais ainda porque havia um veículo estacionado. Se aquele veículo não estivesse ali e se houvesse fiscalização,

quem sabe o Messias hoje estaria aqui entre nós”, disse um dos moradores do bairro, em entrevista à TV Acrítica. Ele reclama de ônibus com defeitos que causam acidentes na avenida.

Moradores também pedem a construção de lombadas na via desde 2017, mas não são atendidos. Eles mostraram um ofício datado de 3 de

dezembro de 2019 em que solicitam intervenção em local próximo da Escola Municipal Ana Maria de Souza Barros, onde ocorreu o acidente com o mototaxista.

OSinetram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas), informou que “todos os veículos do sistema são monitorados por GPS e tacógrafo, instrumento que mede a velocidade, e quando a mesma passa dos limites permitidos, o veículo acusa a infração e o motorista é notificado”.

O IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana) informou que irá enviar uma equipe técnica para averiguar os possíveis locais para instalação de redutores de velocidade e reforço da sinalização viária.

Leia a nota na íntegra:

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) informa que faz um serviço contínuo de orientação quanto a importância de serem seguidas as regras de trânsito seguro com todas as empresas que fazem parte do sistema de transporte coletivo urbano de Manaus e estará averiguando, junto à empresa Global GNZ, se esse procedimento está sendo cumprido de acordo com as recomendações. Ressalta ainda que todos os veículos do sistema são monitorados por GPS e tacógrafo, instrumento que mede a velocidade, e quando a mesma passa dos limites permitidos, o veículo acusa a infração e o motorista é notificado.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *