Duas das mortes em investigação ocorreram em Lábrea e Coari, no interior do estado, e as outras duas foram registradas em Manaus.

O Amazonas tem quatro mortes em investigação por dengue, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS) divulgados nesta semana.
Até esta sexta-feira (23), o Estado contabilizou 6.870 de casos prováveis da doença. Os dados são do Painel de Monitoramento do MS.
Só em Manaus, são 3.388 casos notificados de dengue. Em Lábrea são 454 casos prováveis da doença e em Coari 451 casos suspeitos.
Prevenção
A melhor forma de evitar as arboviroses é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação de mosquitos transmissores das doenças, segundo a FVS-AM.
Vacinação no Amazonas
A campanha de vacinação contra a dengue já foi iniciada em quatro municípios do Amazonas, sendo eles: Careiro da Várzea, Autazes, Manaus e Rio Preto da Eva.
Esquema vacinal
Nesta primeira etapa, serão vacinadas crianças de 10 e 11 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Distribuição de vacinas
A distribuição está sendo feita mediante agendamento das Secretarias Municipais de Saúde junto à Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM) por meio da Gerência de Imunização.
A partir dessa retirada, os municípios devem se organizar para começar a vacinação dos grupos prioritários.
Municípios do Amazonas liberados para receber vacina
No dia 25 de janeiro de 2024, o Ministério da Saúde anunciou que 12 municípios do Amazonas iriam receber vacinação contra a dengue. Veja a lista.
- Manaus;
- Iranduba;
- Presidente Figueiredo;
- Rio Preto da Eva;
- Barcelos;
- São Gabriel da Cachoeira;
- Careiro;
- Nova Olinda do Norte;
- Manaquiri;
- Santa Isabel do Rio Negro;
- Autazes;
- Careiro da Várzea.
Esses municípios integram a região de Manaus, entorno e Alto Rio Negro, área de saúde que atende análise da equipe do Ministério da Saúde para recebimento das doses.