Roteiro da comitiva tem visita ao zoológico da cidade, ao Encontro das Águas e ida a São Gabriel da Cachoeira, na fronteira com a Venezuela

O vice-presidente e presidente do Conselho da Amazônia, Hamilton Mourão, aterrissa nesta terça-feira (3) em Manaus acompanhado de embaixadores de 10 países trazendo na bagagem a missão de melhorar a imagem do Brasil no exterior.
A viagem da comitiva vai durar três dias e na agenda estão previstas visitas ao zoológico da cidade, ao Encontro das Águas, a um laboratório de investigação contra crime ambiental e uma ida a São Gabriel da Cachoeira, no norte do Amazonas, onde o grupo visita o 5º Pelotão Especial de Fronteira na comunidade de Maturacá (AM), junto ao Pico da Neblina, na fronteira com a Venezuela.
Além dos compromissos terrestres, Mourão vai ciceronear os embaixadores num voo sobre a região do Amazonas para apresentar aos representantes desses países como está a proteção e preservação da floresta – o estado tem mais de 82% da mata nativa preservada. O objetivo é mostrar e minimizar a dimensão dos impactos provocados na Amazônia pelos focos de incêndios e desmatamento noticiado frequentemenete pela mídia.
A princípio, vão participar da comitiva chefes de missões diplomáticas da União Europeia, Reino Unido, França, Espanha, Portugal, Suécia e Alemanha, além de embaixadores do Canadá, África do Sul, Peru e Colômbia, e de representante da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
Além de Mourão, acompanham, pelo lado brasileiro, cinco ministros: do Meio Ambiente, Ricardo Salles; das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; da Agricultura, Tereza Cristina; do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno; e de um representante do Ministério da Saúde – o titular, Eduardo Pazuello, segue internado até esta segunda-feira, 2, em tratamento após contrair Covid-19.
Depois de os casos no Amazonas terem apresentado alta nas últimas semanas, todos os integrantes da comitiva farão teste de Covid-19 antes de embarcar e, de acordo com a vice-presidência, seguirão protocolos como uso de máscara e álcool em gel.
Na quarta-feira, os embaixadores visitarão o zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) do Exército e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), em Manaus.
Na quinta, ainda na capital amazonense, a comitiva conhecerá o laboratório modelo de investigação de crime ambiental da Polícia Federal e um Projeto Integrado de Colonização do Incra, além do famoso Encontro das Águas.
Na sexta-feira, os representantes estrangeiros visitam o pelotão de fronteira em Maturacá e participam de uma formatura na 2ª Brigada de Infantaria de Selva, em São Gabriel da Cachoeira, onde também conhecerão uma Casa de Apoio à Saúde Indígena e depois retorno a Brasília..