
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) está nas ruas de Manaus na manhã desta quinta-feira (16) realizando uma operação policial para cumprir mandados de prisão, busca e apreensão, além de outras medidas cautelares. Ação do Gaeco também está em andamento em Joinville (SC).
A ação apura fraudes e favorecimentos em contratos da área da saúde – os policiais estiveram na Secretaria Estadual de Saúde (SES) – e é continuidade da operação Jogos Marcados, realizada no semestre passado.
Denominada de “Operação Metástase“, as diligências dão continuidade a “Jogos Marcados“ para apurar fraudes em licitações de contratos que vêm causando prejuízo em serviços de maternidade e pronto atendimento na capital amazonense. Ao todo, são cumpridos 27 mandados de busca e apreensão em Manaus e em Joinville, assim como três de prisões preventivas.
Na primeira fase da operação foram investigadas fraudes em licitações na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues, zona norte. Na ocasião, foram encontrados 40 contratos fraudulentos com a unidade de saúde, desviando pelo menos R$ 2 milhões dos cofres públicos.
As investigações iniciaram a partir da constatação de que uma única família controlava diversas empresas e participava das licitações combinando valores com agentes públicos naquela unidade de saúde.
Ainda na manhã desta quinta-feira (16) será realizada uma coletiva de imprensa, na sede do MPE/AM, na Avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus,