Portal Você Online

MPF denuncia presidente da OAB por calúnia contra Moro

Resultado de imagem para presidente da oab nacional
Presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, chamou Moro de chefe da quadrilha. Foto: divulgação

O Ministério Público Federal em Brasília publicou nesta quinta-feira (19) uma denúncia contra Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por crime de calúnia em uma declaração sobre o ministro da Justiça Sérgio Moro.

A acusação trata do comentário de Santa Cruz sobre a postura de Moro durante a repercussão da Operação Spoofing, deflagrada em julho deste ano. Na ocasião, segundo a denúncia, o presidente da OAB afirmou que “(Moro) usa o cargo, aniquila a independência da Polícia Federal e ainda banca o chefe da quadrilha ao dizer que sabe das conversas de autoridades que não são investigadas”.

No documento, o MPF afirma que Felipe Santa Cruz “utiliza o manto de uma das principais instituições no Estado Democrático Brasileiro para agir como militante político e impor sua visão política pessoal ao arrepio dos deveres institucionais da OAB”.

Segundo o MPF, Santa Cruz teve a intenção de acusar de forma “clara e consciente” o ministro da Justiça de formação de quadrilha.

Os procuradores solicitaram o afastamento de Felipe Santa Cruz da presidência da OAB e de outras funções no Conselho Federal do órgão. Eles acrescentam que Santa Cruz teve “conduta criminosa” ao fazer tais afirmações sem provas ou evidências, configurando “desvio ético grave”.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *