Portal Você Online

MST parabeniza Maduro por vitória em eleição venezuelana

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) comemorou, na madrugada desta segunda-feira (29), o anúncio de que Nicolás Maduro ganhou as eleições na Venezuela. Em uma nota publicada no X (antigo Twitter), com o título Movimentos populares defendem a vitória do povo venezuelano com a reeleição de Nicolás Maduro, o MST afirma que a “democracia com protagonismo popular venceu as eleições presidenciais da Venezuela”.

No comunicado, a entidade destaca que, “com 80% dos votos contabilizados”, o candidato venceu com mais de 51% dos votos, derrotando nove candidatos opositores, “incluindo a extrema direita, que promove uma campanha de desinformação e ataques ao sistema eleitoral”. 

“Essa eleição é central para a geopolítica, por um lado, por ser uma nação que constrói um processo socialista e aliado dos povos ao redor do globo, por outro lado, por possuir a maior reserva comprovada de petróleo do mundo, o que desperta tentativas de controle e subordinação por parte do imperialismo estadunidense”, afirma a nota, assinada por outras 11 organizações.  

Para o MST, as alegações de fraude no pleito venezuelano seria uma “campanha fascista” promovida pela extrema direita no país e internacional, “que antes mesmo da votação e dos resultados já bradavam fraude e não respeito aos resultados, a soberania do povo venezuelano e o seu direito ao voto prevaleceram”. 

“A transparência e o rigor marcaram a jornada eleitoral, que contou com diversas auditorias e mais de 900 observadores e acompanhantes do processo eleitoral de mais de 100 países. Nós, membros de dezenas de organizações sociais, partidos e movimentos populares brasileiros, somos prova da idoneidade e lisura do processo, e viemos a público parabenizar Maduro e o povo venezuelano por sua reeleição”, diz o comunicado, que aponta, ainda, que a “maioria decidiu pela continuidade da Revolução Bolivariana”. 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *