Portal Você Online

Multidão invade Congresso para evitar confirmação da vitória de Biden

Manifestantes pró-Trump estão dentro do Capitólio, que fechou suas portas e a polícia tenta evacuar os invasores, alguns armados; a Guarda Nacional foi chamada

Manifestações de apoiadores de Trump
Manifestantes pró-Trump invadem Capitólio e Congresso é fechado

Uma multidão de apoiadores do presidente dos EUA, Donald Trump, invadiu o prédio do Capitólio em Washington, durante a sessão conjunta do Congresso que iria confirmar a vitória de Joe Biden na eleição presidencial de novembro, na tarde desta quarta-feira (6).

A polícia legislativa colocou os prédios do Congresso em lockdown, fechando entradas e saídas. Segundo a CNN americana, uma mulher levou um tiro no peito e está em estado crítico. Pessoas quebraram vidraças e entraram pela janela. A Guarda Nacional foi acionada e chamados policiais de cidades próximas.

A sessão foi suspensa até que os manifestantes saiam do prédio. A multidão quebra as barreiras da polícia e a parede de gás lacrimogêneo para impedir que a vitória de Biden seja certificada – depois que o presidente disse a eles para marcharem no Capitólio para ‘parar o roubo’

Comício de Trump

Após um comício de Trump perto da Casa Branca, milhares de pessoas se dirigiram ao Congresso. O presidente, que afirma ter perdido a eleição por fraudes que até o momento não foram provadas, quer que o vice-presidente Mike Pence, presidente do Senado, descarte os votos do Colégio Eleitoral que confirmaram a vitória de Biden.

Pence, no entanto, publicou uma carta para os congressistas, na qual afirma que cumprirá seu papel constitucional, de contar esses votos. “Vou defender a Constituição, que me impede de exercer uma autoridade unilateral para determinar quais votos podem e quais não podem ser contados”, escreveu ele.

Durante a sessão, o republicano Mitch McConnell, líder da maioria no Senado, afirmou que não irá votar a favor dos recursos e objeções de membros de seu partido contra os resultados da eleição.

A Biblioteca do Congresso foi esvaziada e fechada ao público. Um pacote com conteúdo desconhecido foi encontrado no local. Além disso, há um túnel na biblioteca que leva diretamente para dentro do prédio do Capitólio.

Ataque sem precedentes

Em um ataque sem precedentes ao Capitólio dos EUA, os manifestantes que apoiavam o presidente Donald Trump correram pelas escadas do prédio e quebraram as janelas enquanto abriam caminho para dentro.

Em uma violação de segurança maciça, os manifestantes, agitando bandeiras azuis do Trump, violaram a câmara do Senado, entrando enquanto os senadores eram retirados da sala pela Polícia do Capitólio dos EUA.

Eles foram ouvidos batendo nas portas da câmara da Câmara e gritando do lado de fora enquanto os policiais apressavam os legisladores para fora da câmara.

Houve relatos de tiros fora da casa enquanto um confronto armado ocorria nas portas da câmara.

“Recebemos máscaras de gás no chão da Câmara. Gás lacrimogêneo foi usado na Rotunda ‘, escreveu o deputado democrata Gerry Connolly no Twitter.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *