Portal Você Online

Mutação da Covid-19 ‘fora de controle’ faz países fecharem fronteiras

O alerta veio do Reino Unido, que classificou como “fora de controle” uma variação do novo coronavírus, em uma cepa que indica ser muito mais contagiosa do que a que se disseminava até então no país.

Na América do Sul, Argentina, Chile e Colômbia já suspenderam os voos para o Reino Unido

Diversos países do mundo estão interrompendo o fluxo de voos com o Reino Unido após a descoberta de uma nova cepa do novo coronavírus – que, segundo as próprias autoridades britânicas, se epalha mais rápido que as outras variantes do vírus causador da Covid-19.

O sinal amarelo provocou uma reação em cadeia, com diversos países anunciando restrições a viajantes oriundos do Reino Unido e de outras nações onde há indicativos ou casos confirmados dessa mutação da Covid-19. Segundo a OMS, a nova cepa também já foi identificada na Dinamarca, Holanda e Austrália.

Nesta segunda-feira, na América do Sul, Argentina, Chile e Colômbia já haviam suspendido todos os voos diretos de e para o Reino Unido. O Equador também está considerando fortalecer as medidas para controlar a propagação do vírus.

Veja outros países que já tomaram medidas semelhantes:

– Hong Kong 
– Argentina
– Chile 
– Índia 
– Itália
– Canadá
– Irã
– Noruega
– Dinamarca
– Polônia
– Colômbia 
– Marrocos
– Bulgária
– França
– Alemanha 
– Turquia 
– Bélgica
– Holanda
– Letonia
– Portugal
– Irlanda
– El Salvador
– Arábia Saudita

Australia, Índia e Hong Kong anunciaram nesta segunda-feira (21) que suspenderam voos saídos do Reino Unido. Na noite de domingo, o Canadá se tornou mais um país a interromper voos país após a descoberta da mutação.

Também no domingo, a França anunciou que suspenderia as viagens de e para o Reino Unido por 48 horas a partir da meia-noite, horário local, devido ao “novo risco para a saúde. A Irlanda anunciou que proibirá voos da Grã-Bretanha ao menos na segunda e terça-feira.

A Itália também suspenderá os voos de e para o Reino Unido, bem como proibirá a entrada de qualquer pessoa que esteve no Reino Unido nas últimas duas semanas. Portugal vai permitir que apenas portugueses cheguem em voos provenientes do Reino Unido, com um teste para Covid-19, segundo o ministro do Interior do país. A  Bélgica bloqueará viajantes do Reino Unido por 24 horas na segunda-feira como uma “medida de precaução”, embora a proibição possa ser estendida se necessário.

Já a República Tcheca impôs uma quarentena obrigatória de 10 dias para qualquer pessoa que chegasse do Reino Unido a partir de domingo. Com mais restrições, a Arábia Saudita está suspendendo todos os voos internacionais para viajantes – bem como a entrada por portos terrestres e marítimos – por uma semana.

A Turquia proibiu voos do Reino Unido, África do Sul, Holanda e Dinamarca, de acordo com a agência estatal Anadolu. E Israel suspendeu voos vindos da Grã-Bretanha, Dinamarca e África do Sul, e impedirá que cidadãos estrangeiros desses países entrem no país.

Também na Ásia, o Irã anunciou a suspensão dos voos de e para o Reino Unido por duas semanas no domingo, de acordo com a agência de notícias estatal IRNA, citando um funcionário do Ministério de Estradas e Desenvolvimento Urbano.

A onda de proibições de viagens que se seguiu isolou viajantes do Reino Unido de grande parte da Europa e de outras partes do mundo. Também estimulou a decisão de realizar uma reunião governamental de emergência na segunda-feira, presidida pelo primeiro-ministro Boris Johnson.

A reunião se concentrará nas restrições ao movimento internacional e “em particular no fluxo constante de carga de entrada e saída do Reino Unido”, disseram eles. “Mais reuniões estão acontecendo esta noite e amanhã de manhã para garantir que planos robustos estejam em vigor.”

Origem e disseminação

Em entrevista à rede britânica BBC nesse domingo (20), a líder técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, afirmou que os dados atuais indicam que a nova variante surgiu na Inglaterra, entre o sudeste do país e a capital, Londres.

Maria afirmou que casos de Covid-19 causados pela cepa mais contagiosa foram verificados na Dinamarca, na Holanda e na Austrália. No final do domingo, ao menos um caso já havia sido registrado também na Itália.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *