
O Nacional venceu o Atlético Guaratinguetá por 2 a 0 na estreia da Copa São Paulo de Futebol Júnior, no estádio Dário Rodrigues Leite, no município de Guaratinguetá, na tarde deste domingo (4). Os gols da partida foram marcados por Hiago Mendes e Fernandinho. A vitória do Nacional na estreia da Copinha não acontecia há 14 anos, quando venceu o Taubaté-SP por 3 a 1. O resultado também quebra um tabu de três anos sem um time amazonense estrear com os três pontos na competição. A última vez havia sido na vitória do Fast contra o Matonense-SP por 1 a 0.
O resultado deixa o Nacional na liderança do grupo 21, que ainda tem o Juventude e o São José-SP. Sediado no município de Guaratinguetá (distante 687 km da capital paulista), o time amazonense volta a campo para enfrentar o Juventude-RS, na quarta-feira (7), às 15h15 (horário de Brasília). O duelo terá transmissão ao vivo e com imagens pelo canal Paulistão no YouTube.
Primeiro tempo
A partida começou com muita intensidade por parte das duas equipes. Os minutos iniciais foram marcados por faltas e o primeiro chute só saiu aos 17 minutos. Felipe, do time da casa, arriscou uma batida de primeira dentro da área e mandou a bola por cima do gol. O Nacional conseguia competir e criar jogadas nos lados do campo, mas sem finalizar. O Guaratinguetá era melhor na partida e aos 41 minutos ficou perto de abrir o placar após pressão na defesa do time amazonense.
O Nacional conseguiu a primeira finalização no último minuto do primeiro tempo. Hiago recebeu um lançamento em profundidade, cortou para dentro com a perna esquerda e bateu em cima do goleiro.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Nacional quase marcou. Carlos Alberto cortou da ponta para o meio e bateu forte, mas a bola desviou e saiu. Aos 14 minutos, Luciano ganhou na velocidade do defensor foi derrubado na área. O árbitro marcou o pênalti. Hiago converteu a cobrança e abriu o placar para o time amazonense.
O Nacional era melhor no jogo e teve chance de ampliar o placar aos 19 minutos. Após um escanteio, Carlos Cunha acertou um voleio e isolou. O Guaratinguetá respondeu aos 30 minutos. Após um recuo errado da defesa do Nacional, Venâncio aproveitou e bateu na saída do goleiro Lucas, que defendeu. Na sobra, a zaga conseguiu evitar o gol.
O Nacional seguiu fazendo pressão no time anfitrião para evitar o empate. Nos acréscimos, Delatorre escapou no contra-ataque e parou na defesa do goleiro. Na sobra, Guilherme bateu novamente em cima de Lucas, mas no segundo rebote, Fernandinho não desperdiçou e garantiu a vitória do Leão.


