
Rafael Nadal ganhou Roland Garros pela 12ª vez na carreira. O tenista espanhol derrotou o austríaco Dominic Thiem por 3 sets a 1 com parciais de 6/3, 5/7, 6/1 e 6/1, em 3h01 de jogo neste domingo (9), em Paris.
O título consagra o espanhol como maior campeão em um torneio Grand Slam da história. Ele já era o maior campeão de Roland Garros, mas estava empatado com a australiana Margaret Court, que tem 11 títulos de simples no Aberto da Austrália.
O jogo foi intenso desde o início com muitos ralis e pancadas de um lado, defesa do outro. A intensidade que Nadal e Thiem atingiram logo nos primeiros pontos dava sinais de que a final prometia. O austríaco começou o jogo se defendendo bem e aguentando o forehand de Nadal.
Mas pouco a pouco Thiem passou a cometer erros e o espanhol passou a ditar os pontos com sua tática mais agressiva. Thiem conseguiu se manter no jogo do segundo set, sem break points até o game decisivo.
Quando Nadal sacava para forçar o tiebreak, Thiem pegou o espanhol de surpresa, venceu quatro pontos e quebrou para empatar o jogo. Mas não deu nem tempo para sonhar com a virada. O início do terceiro set foi um passeio: 16 pontos a 1 para Nadal abrir 4/0. O austríaco baixou o nível por menos de 15 minutos, mas foi o suficiente para que Nadal tomasse as rédeas novamente, o controle da partida e ganhasse o jogo.
“Dominic, desculpe porque você é um dos melhores exemplos que temos no circuito. Trabalhador, sempre com um sorriso no rosto. É uma inspiração para mim e para tantas crianças. Eu sei o quão duro é perder finais. Assim é esporte. Se eu tivesse que perder para alguém, que fosse para você. Ter esse troféu aqui comigo é incrível”, disse Nadal após o título.
“É muito difícil agora. Eu dei tudo de mim mesmo. Eu amo esse torneio com todo meu coração. Recebi todo o suporte. Rafa, claro que estou muito triste por perder, mas você é um campeão tão incrível, é uma lenda. Doze vezes aqui é inacreditável”, retribuiu o elogio Thiem durante a cerimônia de encerramento do torneio.
Nadal ganhou 2,3 milhões de euros (R$ 10,1 milhões) e defende os 2 mil pontos no ranking. Ele segue na segunda posição, atrás do líder Novak Djokovic: 12.715 contra 7.945.