Portal Você Online

Nadal vence batalha contra Medvedev e conquista o US Open

Rafael Nadal DAniil Medvedev US Open — Foto: Clive Brunskill/Getty Images

Em um jogo épico que durou quase cinco horas, o espanhol Rafael Nadal venceu uma batalha de quatro horas e cinquenta e um minutos contra o russo Daniil Medvedev, na noite deste domingo (8), em Nova York, e conquistou o seu quarto título do US Open por 3 sets a 2 (7 x 5 / 6 x 3 / 5 x 7 / 4 x 6 / 6 x 4).

Depois de 4h51, as 22h08 (horário de Brasília) os gritos de “Rafa, Rafa” e os aplausos fecharam um dos mais importantes torneios do Grand Slam da ATP. Este foi o quarto título de Nadal no US Open e o 19º em Grand Slams na carreira do espanhol. Ele já foi campeão em Roland Garros (12 vezes), Wimbledon (2), Aberto da Austrália (1) e, agora, US Open (4). Agora, ele está apenas um atrás do recordista, o suíço Roger Federer, de 38 anos e 20 troféus dos quatro torneios mais importantes do tênis na estante de casa.

Desde que o suíço Stan Wawrinka levantou o troféu do US Open de 2016, apenas Nadal, Federer e o sérvio Novak Djokovic ganharam os 12 Grand Slams disputados. Assim, nenhum jogador em atividade com menos de 30 anos tem no currículo um título de major. Medvedev foi o mais recente desafiante a tentar entrar no clube.

A diferença entre as gerações é grande: no ranking o espanhol completou a 27ª final de Grand Slam, enquanto foi a primeira vez para Medvedev, número 4 do mundo. Mas dentro da quadra a parada foi diferente e os dez anos de diferença na idade e as dezenas de títulos a mais não deram tamanha vantagem a favor do espanhol. O jogo foi igual. O primeiro set, por exemplo, durou mais de uma hora, com o espanhol muitas vezes sofrendo e deixando muito suor em quadra para bater o rival.

Afinal, não era um adversário qualquer querendo quebrar a hegemonia do “big three”. Medvedev havia ganhado 20 jogos e perdido apenas dois nesse verão em quadras duras na América do Norte. Uma contra Nadal. Justamente no único encontro entre eles até então. Os dois se enfrentaram na decisão do Masters de Montreal, há cerca de um mês. Nadal levou a melhor e ficou com o título do torneio canadense. Desde aquela final, Medvedev vinha em uma sequência de quatro finais seguidas e 12 vitórias consecutivas até a decisão em Nova York.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *