Portal Você Online

‘Não é diplomático, é burocrático’; diz Pazuello negando atraso na entrega das vacinas da Índia

Em evento nesta quinta (21), o ministro da Saúde afirmou que gestões estão sendo feitas para que insumos retidos na China sejam liberados.

Durante o evento de lançamento do ImunizaSUS, nesta quinta-feira (21), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, negou que os envios dos Insumo Farmacêutico Ativos (IFAs) para a fabricação das vacinas contra Covid-19 do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estejam atrasados.

O ministro afirmou que teve duas reuniões com o embaixador da China na quarta-feira (20). “Ele vai fazer as gestões necessárias. Colocou para mim que não há nenhuma discussão política ou diplomática no assunto e sim burocrática”, disse. O embaixador teria se comprometido a destravar a remessa dos insumos para fabricação de vacinas.

Pazuello afirma que o contrato da China com a Fiocruz prevê a entrega do IFA em 31 de janeiro. Enquanto o contrato com o Butantan, ficou firmado para 10 de fevereiro. Por isso, o ministério ainda não poderia acionar judicialmente as partes. A falta de insumos para fabricação das vacinas pode paralisar a vacinação contra Covid-19 no país.

“Ainda não está atrasado, mas nós estamos nos antecipando ao problema. Não posso acionar ainda, contratualmente, a empresa que nós fizemos a encomenda da tecnologia. Só posso acioná-la, e acionarei, no primeiro dia de atraso, que é após o final de janeiro.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *