Enquanto isso, na capital amazonense, Secretário de saúde apela para população concluir esquema vacinal

Um navio com bandeira do Panamá fundeado no Rio Amazonas próximo à Macapá, tem 4 dos 21 tripulantes com sintomas de Covid-19. A embarcação foi colocada em quarentena na segunda-feira (23), quando a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) passou a investigar os casos suspeitos.

De acordo com o governo do Estado, os tripulantes são chineses e todos fizeram testes de RT-PCR. As amostras foram coletadas pelas equipes do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Amapá e, até esta terça-feira (24), os resultados não foram divulgados.
A embarcação, segundo a SVS, está identificada com bandeira panamenha foi isolada para evitar novas contaminações.
Dos 21 tripulantes, 16 tomaram as duas doses da vacina contra a doença e apenas 1 completou todo o esquema vacinal com as três doses. Quatro tripulantes não possuem dados vacinais.
Desde março do ano passado, foram pelo menos 6 navios que chegaram no Amapá com tripulantes que testaram positivo para o novo coronavírus.
Amazonas
O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, fez um apelo para a população do Amazonas atualize a vacinação contra a Covid-19. “Eu quero alertar que a gente precisa trabalhar com a prevenção e nós só temos a vacina como prevenção, não existe outra arma”, afirmou.

De acordo com os dados dos boletim diário epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde, ontem (24), o Amazonas registrou 34 novos casos de COVID-19, sem registro de óbitos.
O secretário afirmou que é necessária aproveitar a fase branda de casos e internação para atualizar os esquemas vacinais.
“Na verdade, nós estamos com os números muito bem controlados, mas eu quero lembrar a população que tudo isso é devido à vacinação”, destacou.
“Quero fazer um alerta que infelizmente está aumentando novamente o número de pessoas que estão com a dose atrasada. Então tem pessoas que precisariam tomar a sua primeira dose, tem um número muito grande de pessoas que não tomaram a segunda dose a terceira dose ou a primeira dose de reforço, a quarta dose”, afirmou o secretário.
Smad lembrou que está liberada a quarta dose para todas as pessoas acima de cinquenta anos e todos os profissionais de saúde.
O titular de saúde do estado afirmou que o número de casos no mundo está aumentando. “Nos Estados Unidos está aumentando, e também aumentando em outros países também a incidência de covid. Estão tendo surtos e isso não impede de chegar pra cá novamente”, lembrou.