O ministro também anunciou que a vacinação começa ainda em janeiro e que um avião da Azul está partindo de Guarulhos rumo a Índia para buscar 2 milhões de doses
Em pronunciamento hoje (13) de manhã em Manaus, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello informou que a capital do Amazonas será a primeira a ser vacinada e a imunização começará até o fim de janeiro. “Ninguém receberá a vacina antes de Manaus”, garantiu.
“As seis milhões de vacina do Butantan estão prontas e guardadas em nosso depósito em Guarulhos. Assim que a Anvisa liverar vamos vacinar ainda em janeiro”, disse o ministro.
Segundo o ministro, a vacina será distribuída simultâneamente com Manaus. “Será distribuida em todos os estados na mesma proporção”.
“Depois vem fevereiro , março , junho, quando vão entrar as quantidades de vacinasa. Nos vacinamos 300 milhós de doses por ano e vamos fazer como sempre fizemos. O resto é pressão politica, de intereses particulares. Não sairemos do nosso rumo em nenhum momento”.
O ministro ainda alertou que a população deverá compreender que o início da imunização não significa ir para “rua fazendo festa”.
“A vacina induz a produção de anticorpos, essa é a função da vacina, ela vai induzir a produção de anticorpos. Quem produz os anticorpos é o próprio ser humano. Essa produção de anticorpos não é no dia seguinte. A literatura fala de 30 a 60 dias. Não é tomar a vacina no dia 20 e no dia 22 estar na rua fazendo festa. Nem vai resolver o problema da infraestutura e do tratamento precoce de Manaus”, disse Pazuello.