
O governo do Amazonas lançou, na sexta-feira (8), o aplicativo Saúde Amazonas, que permitirá à população acompanhar o agendamento de consultas e procedimentos por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).
Simples e intuitivo, a nova ferramenta busca diminuir o absenteísmo, quando o paciente deixa de comparecer à consulta ou exame marcado no Sistema Único de Saúde (SUS), que desde o início da pandemia passou de 40%, segundo dados da SES-AM.
Para acessar o aplicativo, o usuário deve buscar Saúde Amazonas na plataforma Google Play e realizar o download.
Após a instalação, o usuário deverá fazer o cadastro e o login para verificar solicitações de procedimentos ou consultas, que estarão indicados com data e horário do atendimento, e confirmar o comparecimento na unidade indicada. Para os usuários do sistema iOS, os trâmites para liberação do aplicativo estão sendo finalizados.
Com a confirmação do atendimento no aplicativo, o paciente deve se dirigir à unidade de saúde responsável pela solicitação.
Caso não possa comparecer à consulta ou exame, o usuário pode sinalizar no aplicativo e, assim, agilizar o processo de remarcação.

A presença do paciente no dia e no horário agendados para procedimentos é uma das principais formas de agilizar o sistema de regulação, pois quando o paciente falta a unidade deixa de ofertar uma vaga e é necessária a remarcação da consulta ou exame.
Central de Atendimento
Outra ferramenta importante que atuará em conjunto com o aplicativo é o call center, desenvolvido pelo setor de tecnologia da SES-AM, em parceria com a Empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam).
O objetivo da central é informar, por telefone, os usuários, que não confirmaram na plataforma o comparecimento, o agendamento de sua consulta ou exame.

“Como o aplicativo tem a opção de confirmar ou cancelar o seu agendamento, aquele que não responder nem sim e nem não, nosso call center vai ligar. Então vai dar uma efetividade maior e a gente vai poder, para aqueles que não vão poder comparecer, para aqueles que cancelaram ou aqueles que não conseguimos contato, a gente vai conseguir encaixar outros. Com isso sim a gente vai reduzir as filas de forma fidedigna”, ressaltou o secretário.
O call center terá funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para que a central de atendimento funcione de forma mais eficiente é importante que os usuários mantenham o cadastro no SUS atualizado.