
As convenções partidárias no estado do Amazonas guardam as definições do cargo de vice nas chapas dos dois principais pré-candidatos ao governo: o atual governador, Wilson Lima (UB) e o ex-governador, Amazonino Mendes (Cidadania).
Segundo o calendário eleitoral de 2022, definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo para o início da realização das convenções inicia na próxima quarta-feira, dia 20 de junho e segue até o dia 5 de agosto, prazo-limite.
Na convenção as legendas escolhem definitivamente seus candidatos das chapas majoritárias e proporcionais. Os partidos também deliberam sobre as coligações e, depois disso, podem solicitar o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral.
Neste ano concorrerão a cargos eletivos respectivamente: presidente, vice-presidente, senador, deputado federal, deputado estadual, governador e vice-governador.
Wilson Lima
Os nomes preferidos para ocupar uma das posições de mais destaque nas eleições deste ano são os de Marcos Rotta, atual vice-prefeito e dos ex-secretários, Sabá Reis, Shádia Fraxe e Tadeu Souza.
Amazonino Mendes
A outra convenção que acontece somente no final do prazo, ainda sem local escolhido, é a do ex-governador Amazonino Mendes. O cacique é um dos que deve ir ao segundo turno na disputa pelo comando do estado, segundo pesquisas eleitorais.
Convenções
O PSDB, do ex-prefeito Arthur Neto, deverá realizar o evento no mesmo dia e local do Cidadania, já que eles são uma ‘agremiação unificada’, ou uma ‘federação de partidos’ e por isso, devem realizar uma convenção única, segundo prevê a legislação que pode ser consultada no site do TSE.
Segundo a assessoria do PL, a convenção da sigla acontece dia 5 de agosto, ainda sem local definido. O partido do presidente Jair Bolsonaro é comandado no Amazonas pelo ex-senador, Alfredo Nascimento.
A sigla Solidariedade, que tem como pré-candidato, o deputado estadual Ricardo Nicolau, realiza o evento no dia 30 deste mês. A legenda ainda definirá o local.
Quem também deve realizar a convenção, na mesma data, é o ex vice-governador, Henrique Oliveira (Podemos). O pré-candidato é o único que já tem o posto de vice definido, que é a ex-deputada estadual, Vera Castelo Branco, do mesmo partido.
A legenda comandada pelo deputado federal Silas Câmara, o Republicanos, é outra que realiza a convenção no dia 30 de julho.
O evento deve contar com a presença do presidente nacional do partido, o deputado federal, Marcos Pereira, segundo informações da assessoria de Silas, repassadas à reportagem do dia último dia 12.
Partidos de esquerda
A convenção do PCdoB, que é um dos partidos mais antigos no Amazonas, já tem data, local e horário para acontecer.
De acordo com o presidente do partido, Eron Bezerra, a convenção vai ser realizada no dia 23 de junho, na escola de samba Vitória Régia, às 9h.
O presidente estadual do PT, deputado Sinésio Campos, que afirmou que a convenção será realizada no dia 30, ainda sem horário, mas com local pré-definido: Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas.
Indefinidos
O PSOL ainda não tem data definida para a realização da convenção da sigla. O advogado Marcelo Amil é o pré-candidato do partido ao Governo do Amazonas.
A sigla da defensora licenciada e pré-candidata ao Governo do Amazonas, Carol Braz, o PDT, também ainda não definiu a data do evento.
O senador e presidente do PSD estadual, Omar Aziz, afirmou que a data da convenção da legenda ainda está indefinida.


