A Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM), bateu recorde de operações cardíacas, entre janeiro e agosto.
Ao todo, foram 396 procedimentos, o maior número dos últimos três anos.
Na comparação com os oito primeiros meses do ano passado, houve aumento de 27% na quantidade de procedimentos cirúrgicos de alto risco realizados em crianças e adultos.
Só no mês de agosto, 63 pacientes foram operados, sendo 40 adultos e 23 crianças.
O número de cirurgias cardíacas pediátricas, realizadas neste período, supera a série histórica e aponta o avanço na qualidade do atendimento, pontuou o secretário de Saúde, Anoar Samad.
“ O hospital Francisca Mendes é referência da região norte em doenças cardíacas, temos profissionais altamente especializados e com os investimentos do Governo do Estado que foram feitos esse ano, e com os investimentos que vão ser feitos, isso ainda vai ser bastante superado”, disse.
O Francisca Mendes também se destaca pela realização de procedimentos de cateterismo e angioplastia.
De janeiro a agosto, já foram realizados 1.706 procedimentos de coronária. No mesmo período, 915 pacientes realizaram cirurgias vasculares e endovasculares na unidade.
O médico Mariano Terrazas atua no Hospital Francisca Mendes há 18 anos e é um dos na área de cirurgia cardíaca no Amazonas e falou que, além dos pacientes do Amazonas, a unidade também atende pessoas de outros estados da região Norte.
“ É um centro de referência, graças ao pessoal qualificado, uma equipe multidisciplinar, um conjunto de pessoas especializadas que transformaram esse Francisca Mendes no que é hoje”, Salientou Terrazas.
Cirurgias Cardíacas
Fonte: Hospital do Coração Francisca Mendes
Período: Jan a Ago
2022: 396
2021: 311
2020: 234