Só nos sete primeiros meses deste ano, o serviço de denúncias da SSP-AM recebeu 6,2 mil denúncias. O 181 funciona 24 horas, incluindo finais de semana e feriados.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) de janeiro a julho de 2021, o Disque-Denúncia -181 recebeu 6,2 mil chamadas contra de tráfico de drogas e maus-tratos a animais. Os crimes, lideram as chamadas do serviço, que a partir de agora, servirá para embasar o trabalho da operação Cidade Mais Segura, criada pelo secretário de Segurança Pública, geral Mansur, para ampliar a atuação das Polícias Militar e Civil em bairros com maior concentração de ocorrências.
Crimes – Em sete meses, as principais denúncias recebidas pelo 181 foram de tráfico de drogas – com mais de 2,2 mil denúncias. Em segundo lugar no ranking das chamadas aparece o crime de maus-tratos a animais, totalizando 856 denúncias.
“Em relação ao crime de maus-tratos, o maior número de denúncias que recebemos foi de vizinhos que deixam o animal doméstico pegando chuva, sem alimentação e acorrentado. Essas denúncias são encaminhadas diretamente para a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) ”, enfatizou Daiana.
As denúncias são repassadas à Polícia Civil para investigação. As chamadas são acompanhadas pela Secretaria de Segurança. O 181 funciona 24 horas, incluindo finais de semana e feriados.
Disque-denúncia– O sistema telefônico funciona gratuitamente e está disponível em todo o Amazonas. Uma denúncia pode ser feita por meio de celular ou telefones convencionais. Não há registro do telefone do denunciante.
Para acionamentos emergenciais da polícia, a população deve ligar para o 190.
Site – Pelo site da SSP-AM, a população também faz denúncias anônimas. No serviço de mensagem, o cidadão deve relatar o nome da rua, bairro e número do local onde ocorreu o crime. Se possível, fornecendo nome ou apelido de pessoas suspeitas de atividades criminosas. Pode ainda adicionar fotografias e vídeos na denúncia, que também é sigilosa.