
Pelo movimento de ontem à noite (18) em bares e restaurantes de Manaus, os manauaras consideram a pandemia um caso do passado. O início do fim de semana já começou nessa quinta-feira com os estabelecimentos lotados, muita aglomeração e sem os devidos cuidados com os protocolos de segurança para evitar a contaminação pelo coronavírus, que continua fazendo vítimas na cidade.
“Olha isso. Pode complicar cada vez mais pra gente”, foram algumas das mensagens com imagens anexadas que circularam nas redes sociais de internautas preocupados com o cenário do esquenta de final de semana antecipado na praça do Eldorado e na rotatória do Parque Dez, em um posto de combustível.
As imagens mostram a maioria das pessoas sem máscaras e muito próximas umas das outras, além ficar evidente que os estabelecimentos não estão fazendo a sua parte de cumprir os protocolos estabelecidos pelo decreto estadual, que estabeleceu fases para a retomada do comércio.
Com a entrada da segunda fase do Plano de Abertura gradual das atividades econômicas pelo governo do Amazonas, na última segunda-feira (15), restaurantes, fast-food, cafés e padarias estão liberados para funcionar até às 22h. Mas algumas das imagens que circularam na internet foram de registros feitos após meia-noite, já madrugada desta sexta-feira.

Pelo Plano de Abertura, os restaurantes podem funcionar até às 22h e, caso ainda tenham clientes sendo atendidos na casa, podem fechar às 23h. A orientação das autoridades é que sejam obedecidos os critérios de 50% de lotação do estabelecimento e mandido o distanciamento de mais de 2 metros de distanciamento entre as mesas.


