O brasileiro Arthur Nory fez história na manhã deste domingo ao conquistar a medalha de ouro na barra fixa, durante o Mundial de Ginastica Artística, que está sendo realizado em Stuttgart, na Alemanha. Nory, de 26 anos, apresentou uma série de alta complexidade, de forma perfeita, e cravou a nota 14.900. O ginasta chorou muito após ter a confirmação do lugar mais alto do pódio.
O croata Tin Srbic teve nota 14,666 e levou a prata; o bronze ficou com o russo Artur Dalaloyan, que teve nota 14,533. A medalha de olho nesta edição do Mundial coloca Nory, que levou o bronze no solo, nas Olimpíadas do Rio, em 2016, no hall dos brasileiros campeões mundiais como Dayane dos Santos, Dyego Hipólito e Arthur Zanetti.
Nory descobriu em maio que sofre de condromalácia, um problema sem cura no joelho, que provoca um maior desgaste da cartilagem. O diagnóstico fez Nory investir mais ainda na barra fixa, que é sua especialidade e provoca menor impacto no joelho. Em sua primeira participação em um Mundial, em 2015, sem estar entre os favoritos, Nory surpreendeu e ficou com a quarta colocação.