/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/T/X/fgMVi8S7KjpEBzc0lmQw/reinounido.jpg)
Liz Truss foi anunciada nesta segunda-feira (5) como a nova chefe do Partido Conservador britânico e, por consequência, nova primeira-ministra do Reino Unido. Ela teve mais de 81 mil votos válidos (57,4%), enquanto Rishi Sunak teve pouco mais de 60 mil (42,6%).
Ela venceu Rishi Sunak na última fase da eleição interna do Partido Conservador. Sunak foi ministro da economia do governo de Boris Johnson, é descendente de indianos e deixou uma lucrativa carreira em finanças, que incluiu passagens pelo Goldman Sachs e pelo fundo de hedge TCI, para se tornar parlamentar em 2015.
Admiradora da primeira-ministra Margaret Thatcher, a quem interpretou quando criança em uma peça no colégio, Elizabeth “Liz” Truss, espera agora seguir seus passos como a terceira mulher a chefiar o governo no Reino Unido.
Ela assumirá o cargo de chefe de Governo oficialmente na terça-feira (6), após uma reunião com a rainha Elizabeth II.
Após ser anunciada como a próxima primeira-ministra, Liz Truss falou sobre seus planos e agradeceu aos apoiadores.
“Amigos e colegas, obrigado por depositar sua fé em mim para liderar nosso grande Partido Conservador, o maior partido político da Terra. É uma honra ser líder desse partido”, disse ela.
Liz aproveitou o momento para parabenizar seus concorrentes, agradecer sua família e a Boris Johnson.
“Boris, você conseguiu o Brexit. Você esmagou Jeremy Corbyn, você lançou a vacina. E você enfrentou Vladimir Putin. Você foi admirado de Kyiv a Carlisle”, declarou.