Portal Você Online

Novo ataque mata mais um índio em aldeia no Maranhão


Segundo líder indígena, Erisvan Guajajara foi assassinado a facadas. Morte se soma a mais duas na mesma região em menos de uma semana


Indígenas protestaram após assassinato de índio no Maranhão
Foto: Reprodução

Um indígena foi morto na terra Araribóia, em Amarante, no Maranhão, na manhã desta sexta-feira (13). Dorivan Erisvan Guajajara foi assassinado a facadas e se soma a outras duas que ocorreram na semana passada. No último dia 7, dois índios da etnia Guajajara morreram após um atentado a lideranças indígenas em local entre as aldeias Boa Vista e El Betel.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) o corpo do jovem, índio Guajajara, residente da Terra Indígena Arariboia, foi  encontrado esquartejado no município de Amarante, no Maranhão. Um outro corpo, não indígena, também teria sido encontrado no local. Com a morte de Dorivan sobe para quatro o número de indígenas da etnia Guajajara assassinados nos últimos meses

A líder indígena Sonia Guajajara usou as redes sociais para condenar os ataques contra os índios “São muitas falácias, muitas versões, acusações, não interessa, ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém. Não é apenas um cenário de guerra, estamos num campo de batalha onde o ódio disseminado pelas forças políticas conservadoras, autoritárias, racistas são estimuladas pelo fascismo que já extrapolou todos os seus limites”, postou. 

Na ocasião, o Governo do Maranhão pediu providências à Polícia Federal, que, em nome do ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, informou que a equipe da Polícia Federal foi enviada ao local para investigar o crime e suas motivações. 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *