
O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou na manhã de hoje (11), a liberação do uso de máscara em lugares abertos e dos eventos sem restrição de horários e capacidade de público, mas com a obrigatoriedade do esquema vacinal completo dos participantes. Um novo decreto com medidas será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), nas próximas horas.
“Diante de todos esses casos de redução de casos, estamos recomendando a desobrigação do uso de máscaras em lugares abertos no estado do Amazonas. E recomendamos o uso para pessoas acima de 70 anos porque são as que estão em maior vulnerabilidade e daqui a 20 dias vamos avaliar a liberação em ambientes fechados”, informou o governador.
O anúncio foi realizado em transmissão pelas redes sociais após reunião do governador com o Comitê Interistitucioal de Enfrentamento a Covid-19, nesta sexta-feira (11).
Os eventos em espaços públicos administrados pelo governo estadual serão avaliados, como na Arena da Amaôia e Centro de Convenções Vasco Vasques. O público nos jogos de futebol está liberado 100%.
“Estamos na Fase Amarela de rísco da Covid. Temos 25 pessoas internadas em hospitais em leitos clínicos e UTI, 12 no interior somente em leitos clínicos e tivemos somente uma remoção aérea. Em 52 municípios não temos internados e onde tem são de pacientes acima dos 65 anos e com comorbidade”, explicou Lima.
O governador citou ainda o avanço da vacinação do estado para adotar a medida, que pode ser revista em caso do aumento de novos casos.
Segundo ele, a vacinação avançou muito na capital e o interior com a Carreta Amazonas nos municípios da Região Metropolitana de Manaus, campanhas nos supermercados, quadras de escolas de samba e shoppings e neste sábado (12) nas casas noturnas da capital amazonense.
“Quanto mais a gente avançar na vacinação, mas cedo amos voltar a nossa normalidade das nossas vidas”, afirmou o governador.