Medida entra em vigor após publicação de decreto governamental no Diário Oficial do Estado (DOE), na próxima segunda-feira (23) e valerão por 15 dias

O Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 do Amazonas definiu, esta sexta-geira (20) novas medidas de combate a pandemia com a exigência de apresentação de comprovante de vacinação para frequentar bares, restaurantes flutuantes e similares no estado, que poderão funcionar com 75% da ocupação, até às 3h da madrugada.
Um dos locais preferidos dos amazonenses, principlamente no verão amazônico no meio do ano, os flutuantes, poderão funcionar das 7h às 18h, com música ao vivo com até três componentes no grupo musical.
A apresentação do comprovante de pelo menos a primeira dose da vacinação contra a Covid-19, é um meio do governo estadual estimular a procura pelos postos de imunização.
Essas mudanças entram em vigor após publicação de decreto governamental no Diário Oficial do Estado (DOE), na próxima segunda-feira (23) e valerão por 15 dias.
Hotéis e pousadas, com seu funcionamento restrito aos hóspedes em trânsito, deverão exigir teste rápido de antígeno ou RT-PCR dos frequentadores.
Feiras e mercados poderão funcionar com 75% de ocupação e estará liberado o consumo de alimentos nesses espaços. O comitê estabeleceu, também, que os eventos sociais poderão ocorrer até às 3h com limitação de até 200 pessoas.
As alterações foram apresentadas e debatidas com os órgãos de controle e com representantes dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo municipal

Segundo o governador Wilson Lima, o Amazonas segue vigilante em relação à pandemia destacando que os casos de internação seguem caindo e a vacinação está avançando.
“A gente não tem dúvida que essa queda nas internações é reflexo da vacinação e do período sazonal, no qual os casos de síndrome respiratória aguda grave caem naturalmente. A vacinação tem avançado graças a um esforço conjunto, envolvendo o governo federal, que tem mantido uma regularidade no envio de doses. A vacina é a arma mais poderosa contra a Covid-19”, disse Lima.
Indicadores – Hoje, a taxa de transmissão está em 0,93. Isso significa que cada 100 infectados estão transmitindo para outras 93 pessoas. Nos últimos 14 dias, a média móvel de casos caiu 38% no estado.
Já a média móvel de mortes caiu 39%. Os indicadores avaliados pelas autoridades sanitárias apontam que o Amazonas segue na fase laranja da pandemia, o que corresponde a risco moderado para a transmissão do novo coronavírus.
Confira as novas medidas:


