Estado recebe 112 unidades de medicamento inédito para tratamento do câncer de mama no SUS.

O Amazonas receberá nesta quinta-feira (23) o primeiro lote de 112 frascos de Trastuzumabe Entansina, medicamento de última geração incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo, o tipo mais agressivo da doença.
O trastuzumabe entansina é indicado para mulheres que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial, representando um importante avanço no cuidado oncológico.
O fármaco combate células tumorais com maior tendência à multiplicação e à metástase, oferecendo novas perspectivas de controle da doença, melhorando a qualidade de vida e prometendo reduzir em até 50% a mortalidade das pacientes.
A distribuição ficará a cargo da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), seguindo os protocolos clínicos vigentes.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Amazonas receberá mais três lotes do medicamento em dezembro de 2025, março e junho de 2026, garantindo atendimento integral à demanda atual do SUS e beneficiando 1.144 pacientes ainda neste ano.
O Ministério importou 11.978 unidades do medicamento — 6.206 de 100 mg e 5.772 de 160 mg — que chegaram na semana passada a Guarulhos (SP).
O investimento total na compra foi de R$ 159,3 milhões para 34,4 mil frascos-ampola, negociados pelo governo federal com um valor cerca de 50% abaixo do preço de mercado, gerando economia de aproximadamente R$ 165,8 milhões.
*Com informações do Ministério da Saúde


