Portal Você Online

Nuvem de fumaça volta a encobrir Manaus e qualidade do ar é considerada ruim

O Centro de Manaus e bairros das zonas Sul e Centro-Sul e são os mais afetados.

A cidade de Manaus voltou a ter uma qualidade do ar muito ruim, nesta quinta-feira (16), após o feriado da Proclamação da República. O Centro de Manaus e bairros das zonas Sul e Centro-Sul e são os mais afetados nestas primeiras horas do dia.

De acordo com o monitoramento, os bairros do Crespo, Educandos, Cachoeirinha, São Lázaro, Distrito Industrial e Aleixo estão entre os afetados.

O retorno da fumaça à cidade evidencia a persistência dos desafios ambientais enfrentados pela região. No início do mês, Manaus já havia experimentado os efeitos nocivos da fumaça, cuja origem, segundo o Ibama, estava associada a queimadas na Região Metropolitana da capital.

O estado do Amazonas, por sua vez, registrou o pior índice de incêndios para o mês de outubro dos últimos 25 anos.

A crise ambiental manauara é intensificada pela histórica seca do Rio Negro, que atingiu um nível de 12 metros, o menor registro em 121 anos de medição.

Esse fenômeno impactou comunidades rurais, provocou o fechamento de balneários e alterou drasticamente o cenário do Encontro das Águas, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Ar pouco saudável

Por conta da fumaça, de acordo com o site AQICN que realiza medição da qualidade do ar livre em todo o planeta, em todas as regiões de Manaus, o ar está classificado como “perigoso” em algumas regiões de Manaus.

Fumaça deixa ar totalmente insalubre na capital

No domingo (29), os moradores de Manaus acordaram sob uma densa camada de fumaça que envolveu a cidade, deixando o ar completamente insalubre. A situação alarmante é resultado de incêndios florestais e queimadas na região.

A fumaça densa, carregada de partículas finas e poluentes, cobriu a cidade, reduzindo drasticamente a visibilidade e tornando a respiração difícil para os moradores.

A população, em especial crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, é orientada a evitar ao máximo a exposição ao ar livre e a utilizar máscaras de proteção quando necessária.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *