A cidade de Nova York já registrou 73 casos de crianças gravemente doentes com reação tóxica e sintomas semelhantes à doença de Kawasak

A morte de três crianças, em Nova York, por complicações inflamatórias possivelmente ligadas à Covid-19 levou o governador do estado, Andrew Cuomo, a alertar para “um capítulo completamente diferente” de uma doença que se acredita causar apenas sintomas leves em crianças.
O governador relatou a primeira morte, de um menino de 5 anos, na sexta-feira (8). Na entrevista coletiva da manhã de ontem (9), Cuomo aumentou o número de mortes para três, após a morte de uma menina de 7 anos e um adolescente.”A doença tirou a vida de três jovens nova-iorquinos”, disse Cuomo. “Isso é novo. Isso está se desenvolvendo. ”
No Reino Unido, um garoto de 14 anos, também morreu da nova doença; e vários casos na Europa foram detalhados em um relatório publicado no Lancet . Os especialistas relataram que dor abdominal, sintomas gastrointestinais e inflamação cardíaca eram comuns nos casos.
Em um comunicado de imprensa da American Heart Association, a Dra. Jane Newburger, diretora do programa Kawasaki no Hospital Infantil de Boston, confirmou que um pequeno número de crianças desenvolveu síndrome inflamatória grave com Covid-19, muitas vezes levando à hospitalização.
As autoridades de saúde do estado disseram na semana passada que houve 73 casos relatados em Nova York de crianças gravemente doentes com uma reação tóxica, com sintomas semelhantes à doença de Kawasaki .
Segundo o The Guardian, Cuomo disse que muitas das crianças não apresentaram sintomas respiratórios comumente associados ao coronavírus quando foram levados para hospitais da região, mas todos deram positivo para o coronavírus ou em seus anticorpos. “Pensamos que as crianças poderiam ser vetores do vírus … mas não pensávamos que as crianças sofressem com isso”, disse Cuomo quando anunciou a fatalidade do primeiro caso.
Sintomas
A doença de Kawasaki, que afeta principalmente crianças menores de 5 anos, pode fazer com que o sistema imunológico entre em excesso, causando febre, diarréia grave, erupções cutâneas e conjuntivite. Em casos mais graves, pode inflamar as paredes das artérias, afetando o fluxo sanguíneo para o coração e é potencialmente fatal.
Segundo o infectologista Jamal Suleiman, do Hospital Emílio Ribas (SP), a síndrome de Kawasaki tem vários sintomas, principalmente vasculites, que são inflamações de vasos sanguíneos, que podem vir acompanhadas de febre. A Kawasaki pode evoluir para um quadro de choque tóxico, uma complicação que pode ser fatal, desencadeada, muitas vezes, por uma bactéria. Ela é caracterizada pela falência de múltiplos órgãos e pode causar a insuficiência respiratória, por exemplo.
O infectologista explica que ainda não foi estabelecida uma relação causal entre o Sars-CoV-2 (chamado de novo coronavírus) com a Kawasaki, mas existe, sim, a probabilidade de haver uma ligação. “Esse vírus não é exclusivamente respiratório, ele promove várias alterações e a Kawasaki pode estar nesse pacote. Podemos ter manifestações cutâneas, que também aparecem em crianças, e diarreias. Isso tudo nada mais é do que uma inflamação”, diz.
Recuperação
“Queremos tranquilizar os pais porque isso parece incomum. Embora a doença de Kawasaki possa danificar o coração ou os vasos sanguíneos, os problemas cardíacos geralmente desaparecem em cinco ou seis semanas, e a maioria das crianças se recupera completamente”, disse Newburger.
“Raramente, mas às vezes, o dano na artéria coronária persiste. Por esse motivo, a doença de Kawasaki é a causa mais comum de doença cardíaca adquirida em crianças nos países desenvolvidos. O tratamento imediato é fundamental para evitar problemas cardíacos significativos. ”


