
Após ser notificada pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), na quarta-feira (18), a empresa Red Engenharia vai retomar a obra de reforma e ampliação do terminal de passageiros do aeroporto do município (a 399 milhas de Manaus ).
A obra prevê o terminal de passageiros com o dobro do tamanho em relação à estrutura anterior. De acordo com o presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, as obras foram paralisadas pela construtora de forma não prevista nos termos contratuais, razão pela qual a paralisação foi considerada irregular.
“Nossa atuação garantir os recursos médicos à obra e a conclusão desse equipamento tão importante para a cidade que é o aeroporto de Barcelos, especialmente pela proximidade do início da temporada de pesca, em setembro”, destacou.

A obra de reforma e ampliação do aeroporto é orçada em R $ 1.390.804,60, com investimento oriundo de emenda parlamentar, via Ministério do Turismo (MTur), e contrapartida do Governo do Amazonas no valor de R $ 27.816,09.
O projeto contempla uma ampliação dos saguões de embarque e desembarque, e salão de passageiros, uma revitalização de toda a instalação elétrica, sanitária e hidráulica, além da instalação de lojas de conveniência, salas de comando de voo e salas para as operadoras de voo, além de novos banheiros. Também será ampliado o sistema de drenagem e modernizada uma área de check-in.
Uma área total do terminal sairá de pouco mais de 200m² para quase 400m², com mais segurança e conforto aos passageiros. Uma estrutura do novo terminal é adaptada para Pessoas com Deficiência (PcD).
Pesca – Segundo levantamento da Amazonastur sobre a pesca esportiva na calha do Rio Negro, realizado entre 2018 e 2019, no município de Barcelos é responsável por 90% das operações na região, gerando um faturamento estimado em mais de R $ 67 milhões. A região compreende os municípios de Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos e São Gabriel da Cachoeira.