
A construção do complexo viário Roberto Campos, na Avenida Constantino Nery, entra em nova fase. Nesta quinta-feira o prefeito Arthur Neto visitou a obra, que recebeu as estacas de contenção para dar início às escavações subterrâneas.
“Cada pontinho branco desses corresponde a um estaqueamento provisório e depois virá o definitivo. O movimento de terra é grande e é de se observar como o panorama mudou e já se vê um caráter de obra, já ultrapassamos aquela fase de demolição. Agora é construção. Estamos avançando muito bem”, afirmou o prefeito durante a visita.
A perfuração vai colocar 38 estacas de concreto com 12 metros de profundidade, que irão fazer a contenção do solo e possibilitar o início das escavações subterrâneas, que vão dar forma ao anel viário.
Apesar de estar localizada em uma das vias mais importantes para o tráfego de veículos e de passageiros no eixo Norte-Sul e Leste-Oeste da cidade, o prefeito avalia que a população compreende a importância da obra, sem reclamações insistentes quanto ao trânsito nas proximidades, porque, ao final, vai saber que ganhou.
“A população sabe que esta é uma obra de extrema importância para a cidade, sob todos os aspectos: viário, de mobilidade urbana e turística. E a população apoia, inclusive, com o silêncio. Quando não está se queixando, está pacientemente esperando que resolvamos essa questão”, destacou o prefeito.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Kelton Aguiar, a obra apresenta resultado acima do projetado no cronograma dos primeiros 30 dias. Toda a etapa de preparação, como desapropriações e demolições, já foi feita, faltando apenas algumas unidades da segunda etapa.
“Todo o material já está na obra, a perfuratriz já está fazendo a perfuração para as estacas provisórias, que é o que vai fazer a contenção do meio da Constantino Nery para dentro da obra. O movimento de terra já é grande, pegando o alinhamento do nível da trincheira e estamos, inclusive, acima do cronograma”, afirmou Aguiar.