A unidade é referência no tratamento das lesões pré-malignas no colo uterino.

A Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), alerta a população sobre como realizar atendimento no Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), unidade referência para o tratamento das lesões pré-malignas no colo uterino.
O Cepcolu é um hospital-dia e fica localizado na rua Campos Sales, esquina com a avenida Dom Pedro, no bairro Planalto, funcionando anexo à Fundação Cecon, de segunda a sexta, das 7h às 19h.
No centro, é realizada a conização, pequena cirurgia para retirar as lesões pré-malignas do colo do útero, evitando que evoluam para câncer.
“A paciente não precisa ficar internada. Vai embora no mesmo dia. Estamos levando, em média, de oito a dez dias no máximo entre a primeira consulta e a cirurgia da paciente”, afirma Mônica Bandeira, chefe de departamento do Cepcolu.
Desde a inauguração da unidade, em março, até este mês, foram realizadas mais de 400 cirurgias.
“Este número representa um avanço expressivo no combate ao câncer de colo uterino, o câncer mais incidente na mulher amazonense, e mostra toda a importância deste centro para o Estado. No prédio principal da FCecon, onde as conizações eram realizadas, realizavam-se 500 conizações por ano, número que deve ser logo ultrapassado no Cepcolu”, destaca o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão.
Fluxo de atendimento
A mulher realiza o exame preventivo de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em caso de alteração, elas são encaminhadas para policlínicas, para passarem pelo exame de colposcopia com biópsia. Confirmando que há lesões no colo do útero, as mulheres são encaminhadas via Sistema de Regulação (Sisreg) para o Cepcolu.
A paciente deve, então, ir até o setor de Triagem, no Ambulatório da FCecon, de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, com RG, CPF, comprovante de residência, cartão SUS e o resultado da biópsia. Com esta documentação, é aberto o prontuário na unidade de saúde e a mulher é atendida no Cepcolu.
As mulheres que realizarem os exames em clínicas privadas, ou seja, não foram atendidas em policlínicas públicas, devem ir até a Triagem da FCecon e trazer a documentação para abertura de prontuário. Elas serão inseridas no Sisreg. No mesmo dia, são encaminhadas ao Cepcolu para agilizar os exames pré-operatórios.
Atendimento no Cepcolu
Além das conizações, no Cepcolu, todas as pacientes fazem acompanhamento a cada seis meses, por um período total de dois anos, com preventivo e colposcopia, seguindo os protocolos das sociedades médicas especializadas e as diretrizes do Ministério da Saúde, para confirmar que o tratamento foi eficaz.