
A onda de calor que atinge quase todo o Brasil ao longo desta semana ganhará força especialmente nesta quarta (23) e quinta-feira (24) e deve esquentar ainda mais a temperatura, que deverá ter uma sensação térmica, devido a umidade do ar, de até 49º graus na capital amazonense, segundo o Climatempo.
Uma grande massa de ar quente e seco que está sob o Brasil eleva as temperaturas em todas as regiões do país e alerta que esse calor excepcional é resultado da combinação da influência do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Pacífico Equatorial, juntamente com as mudanças climáticas globais.
A meteorologia informa que as temperaturas vão subir 5 graus acima da média. Nesta quarta, segundo a Climatempo, as previsões apontam para 34ºC em Brasília e São Paulo, 37ºC em Campo Grande e até mesmo 42ºC em Cuiabá. Na capital paulista, se esses números se concretizarem, teremos um recorde de calor para agosto, a temperatura mais alta já registrada para o mês desde o início das medições em 1961.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/K/x/KAMMZNQZqjLSoRz287Uw/f4ks8dmwgae8nof.jpeg)
Em São Paulo, a Defesa Civil estadual emitiu um alerta com especial atenção para as áreas do Oeste paulista, onde as temperaturas podem atingir máximas de 40 a 41 graus.
Já na quinta, os termômetros podem marcar 39ºC no Rio de Janeiro, o que também estabeleceria um novo recorde histórico para o mês.
O Inmet já deu situação de alerta para 20 estados brasileiros até a próxima sexta-feira (25), quando chega uma frente fria no Rio Grande do Sul, que vai avançar sobre a região Sudeste. A massa de ar pode baixar as temperaturas no Sul.
Para Manaus, a previsão para hoje é de máxima de 36º com o céu ensolarado sem nuvens durante o dia e predominantemente limpo à noite. A mínima é de 26º, ventos de 12k/h, umidade de 59% e visibilidade de 10 km. A máxima registrada este ano na capital amazonense foi no último domingo (20) com os termômetros marcando 37,4º.
