Portal Você Online

Ong Opção Verde seria dona de quase metade de Coari

O município abriga a bacia petrolífera de Urucu e é conhecido como a terra do petróleo.

Senador quer implantar uma CPI para investigar ONGs na Amazônia
Foto: Divulgação

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) pediu nesta terça-feira (17), em Plenário, a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação de ONGs na Amazônia.

O parlamentar destacou que muitas instituições arrecadam dinheiro no exterior com o discurso de investirem na preservação da floresta, mas, na verdade, o utilizam para bens próprios. A ONG Opção Verde — acusou Plínio — tem desviado o dinheiro para a compra de terras do município de Coari, a 363 quilômetros de Manaus, onde fica a maior reserva terrestre de petróleo e gás natural do país, observou.

“Uma só ong, que tem página em inglês na internet – não está nem traduzida para o português –, já é proprietária de quase metade das terras de Coari. Sabem o que existe em Coari? Petróleo e gás”. Essa Ong Opção Verde, onde uma brasileira assume e três estrangeiros são sócios, em um escritório que fica fechado permanentemente”, denunciou o senador, que prometendo mais informações para esta quarta-feira, dia 18.


Ele chegou ao Senado com a posse de documentos sobre o caso e enfatizou que trata-se de negócios de negócios de compra de terras em Coari assinado por advogado e por comprador. Ainda de acordo com o senador, esse tipo de denúncia sobre as “grandes ongs” não consegue ir adiante, por isso trabalha pela instalação da CPI.

Mais Ongs na mira do Congresso

Ele também usou o Púlpito para alertar os demais colegas parlamentares sobre uma outra Ong que de acordo com o senador também precisa ser investigada. Trata-se ainda conforme ele, da ISA (Instituto Socioambiental). A ong, que atua há décadas na Amazônia, possui sede em Manaus, Brasília, São Paulo, Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Canarana (MT), Eldorado (MS) e Altamira (PA).

“No Amazonas, onde está o ISA, brasileiro não entra.Nos aviões de carreira para São Gabriel da Cachoeira, quase que 100% da ocupação das poltronas é de canadenses, que vão fazer filantropia em São Gabriel da Cachoeira. E sabem o que há em São Gabriel da Cachoeira, na região dos Cem Lagos? Nióbio, diamante, ouro, tântalo”, disse o senador.

Na semana passada o parlamentar usou suas redes sociais para denunciar e dizer que estão sendo apurados junto com a Empresa Estadual de Turismo – Amazonastur a possibilidade de uma produtora paulista ter provocado um incêndio nas proximidades do município de Presidente Figueiredo com a finalidade d filmar um clipe para o Rock n’Rio 2019.

Segundo ele, a denúncia chegou em seu gabinete e ainda de acordo com ele, a produtora que não teve o nome divulgado havia pedido licença para filmar cachoeiras e cavernas turísticas na região.

Com: Iram Alfaia, de Brasília

Notícias Relacionadas

1 Comentários

  • Jaime Rodrigues Araújo , 27/09/2019 @ 15:50

    Estes traidores da pátria tem que ser denunciados, tem que dar o nome desta produtora e quem está pagando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *