
O projeto “Ópera nas Escolas”, iniciativa do Festival Amazonas de Ópera (FAO) em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Cultura e Economia Criativa e Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, leva neste mês de novembro uma programação educativa a dez escolas públicas de Manaus, Iranduba e Presidente Figueiredo. As atividades ocorrem em conjunto com o projeto “Mania de Ler”, que disponibiliza uma biblioteca volante com mais de 1,2 mil livros e promove rodas de leitura e oficinas voltadas ao incentivo do hábito literário entre crianças e adolescentes.
A agenda começou em novembro deste ano, na Escola Estadual de Ensino Integral Maria Izabel, em Iranduba. Em Manaus, as atividades serão realizadas nas escolas estaduais Roxana Bonessi, Olavo Bilac, Thomé de Medeiros, Getúlio Vargas, José Bernardino Lindoso, Bernadete Trindade, Belarmino Marreiro e na Escola de Tempo Integral Garcitylzo do Lago e Silva. Em Presidente Figueiredo, o projeto será realizado com alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Maria Eva.
Cada encontro tem duração média de 90 minutos e combina apresentações artísticas, mediação de leitura e conversas sobre a relação entre a música, o teatro e os livros. O objetivo é aproximar os estudantes do universo da ópera e da literatura, despertando o interesse pela arte por meio de experiências criativas e acessíveis.
“A leitura é um primeiro passo para entender o mundo da ópera, que nasce de histórias e personagens intensos. Quando o aluno lê e se emociona, ele já começa a fazer parte desse universo”, explica a diretora-executiva do FAO, Flávia Furtado.
Iniciado em 2025, o projeto ‘Ópera nas Escolas’ faz parte da nova fase do Festival Amazonas de Ópera, que agora estende suas ações ao longo do ano com foco em formação profissional e democratização do acesso à cultura.
Só neste ano, já foram realizadas quatro oficinas que levaram arte e aprendizado a alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) de escolas públicas. Dentre elas, as oficinas de Pintura Artística, Perucaria, Adereçagem. As atividades proporcionam contato direto com a prática do universo da ópera, estimulando autonomia e qualificação profissional.
Para estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública, a programação incluiu; Espetáculos e oficina de marionetes com o grupo Pequeno Teatro do Mundo, promovendo uma experiência lúdica e educativa.
A realização do programa Mania de Ler, conectando literatura, música e artes visuais e incentivando a imaginação e a criatividade.
Realizado com recursos da Lei Rouanet, o Festival Amazonas de Ópera conta com patrocínio do Bradesco e apoio de Innova e Swarovski, sendo organizado pelo Fundo do Festival Amazonas de Ópera (FFAO) em parceria com o Governo do Amazonas. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo do Brasil – do lado do povo brasileiro.


