
Cinco pessoas foram indiciadas por crime ambiental pelo desmatamento em uma APA (Área de Proteção Ambiental) às margens do Rio Negro, em Manaus. Policiais da Dema (Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo) apreenderam madeira e motosserras.
A operação identificou três áreas que foram desmatadas irregularmente.
A ação foi realizada realizada na sexta-feira (11), e recebeu o nome de Operação Curupira, que visou o combate ao desmatamento em uma Área de Proteção Ambiental (APA) localizada na margem direita do Rio Negro.
A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), Delegacia Fluvial (Deflu), Grupo Integrado de Prevenção a Invasões em Áreas Públicas (Gipiap) e o Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).

Conforme a delegada Juliana Viga, titular da Dema, a operação identificou três áreas que foram desmatadas irregularmente naquela região do Rio Negro. Essa região foi previamente mapeada com imagens áreas com o apoio do Dioa.
“Todas as equipes envolvidas na Operação Curupira realizaram incursões via terrestre e fluvial para identificação dos alvos. Na ocasião, apreendemos madeiras e motosserras, e cinco pessoas que estavam no local foram indiciadas por crime ambiental”, informou a delegada.