Uma operação da Polícia Federal, Marinha, Aeronáutica e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e do Recursos Naturais Renováveis (Ibama) destruiu mais de 30 dragas usadas por garimpeiros no Rio Madeira, no município de Autazes, a 120 km de Manaus.
A operação, batizada Uiara, foi deflagrada no sábado (27) e apreendeu aproximadamente 20 balsas em ação contra o garimpo ilegal, além de porções de ouro e mercúrio. Um garimpeiro foi preso. ““Estão acabando com tudo. Colocaram fogo em mais de 20 balsas”, afirmou um dos garimpeiros ilegais na região.
“Operação planejada rápida, e executada eficientemente. Somente hoje (17), a @policiafederal e o @brasil_IBAMA já destruíram 69 balsas em mineração ilegal na Amazônia”, tuitou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, junto com fotos e vídeos de diversas balsas em chamas na margem do rio.
“Parabéns pela ação”, respondeu o presidente Jair Bolsonaro no Twitter.
Na última quinta-feira (25) centenas de dragas começaram a se dispersar descendo o rio em direção a Nova Olinda do Norte, onde estão instaladas. A cidade, com cerca de 40 mil habitantes, virou palco de uma corrida do ouro após circular, entre garimpeiros que já exploram o minério no afluente do Rio Amazonas, a notícia de que havia um bom lugar para extrair minerais.