Portal Você Online

‘Operação Eleições 2020’ terá policiamento terrestre, aéreo e fluvial no Amazonas

O plano de segurança para as eleições municipais no Amazonas já está em andamento. Exército e PM já movimentam as suas tropas e a Policia Civil, Detran e Bombeiros se organizam para a missão do próximo domingo (15). Perto de três mil pessoas estarão envolvidas para assegurar a tranquilidade nos locais de votação em Manaus e no interior do estado.

O Grupamento de Engenharia (2º Gpt E) realiza nesta quarta-feira (11) um apronto operacional para a “Operação de Garantia da Votação e Apuração nas Eleições 2020”.

O apronto começa às 9h, no 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), no São Jorge, na Zona Oeste de Manaus, ocasião em que o comandante da Força-Tarefa 2º Grupamento de Engenharia (FT 2º Gpt E) faz a checagem das tropas que serão empregadas durante as eleições.

A formatura tem o objetivo icar material, os equipamentos, as viaturas e os suprimentos, além do preparo da tropa a ser empregada na “Operação Eleições 2020”.

O emprego das Forças Armadas foi autorizado em 19 de outubro, a partir da publicação do Decreto nº 10.522, para a garantia da votação e da apuração das eleições.

Segurança Pública

Na manhã de hoje (10), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) reuniu a imprensa, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Aleixo, Zona C, para apresentar o planejamento do próximo domingo.

O plano integrado envolverá forças federais, municipais e a Justiça Eleitoral.

“O sistema de Segurança Pública está preparado para dar garantia ao cidadão amazonense da sua participação nas eleições. Nós vamos atuar com o total de 3,2 mil membros da Segurança Pública diretamente nas eleições para dar garantia ao pleito”, afirmou o secretário de Segurança, Louismar Bonates

Secretário de Segurança do Amazonas, Louismar Bonates

A operação “Eleições 2020” abrange a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). Este ano, haverá duas bases de monitoramento.

Na capital, a base será no CICC). As equipes já trabalham em regime de sobreaviso, inclusive na segurança do transporte e montagem das urnas eletrônicas.

Para os municípios do interior, está sendo montada uma base para gerenciamento no Quartel Gneral da PM, em Petrópolis.

Policiais militares – Em todo o estado, a PMAM deve usar 2,6 mil policiais diretamente na eleição, no dia do voto.

Para o interior, serão enviados reforços de 988 militares, que vão trabalhar na segurança dos locais de votação e no combate aos crimes eleitorais, no domingo. Desse total, 843 sairão de Manaus e outros 145 de municípios maiores para outras cidades. A tropa começou a ser deslocada para as cidades na semana passada.

Na capital, serão empregados 1.276 PMs, no dia da votação, para o policiamento nas sessões eleitorais.

A Polícia Militar também está em conexão com o Exército para tratar dos municípios que receberão reforços de tropas federais. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que os agentes atuem em 41 cidades amazonenses.

Desse total, haverá atuação conjunta com a PM em 33 municípios e em sete, as Forças Armadas serão responsáveis. A PM ficará responsável por outras 21 cidades – 20 do interior e a capital.

Policiais civis – Durante a semana, 855 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães, estarão empenhados na operação ‘Eleições 2020’ na capital. Já nos 61 municípios do interior, cerca de cem policiais irão reforçar a segurança.

Segundo a delegada-geral, Emília Ferraz, a capital contará com uma central de flagrantes para crimes eleitorais, que vai funcionar na Delegacia Geral de Polícia Civil, no Dom Pedro. “O dia do pleito se espera ser tranquilo porque houve um fortalecimento real dessas atividades de segurança pública”, disse.

Ação complexa – Considerada de alta complexidade, a operação policial deve envolver todo o sistema de Segurança, mobilizando um efetivo de cerca de 8 mil servidores da área.

Haverá emprego de pessoal para policiamento terrestre, fluvial e pelos ares, com o monitoramento regular dos helicópteros do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA), da SSP-AM.

O Corpo de Bombeiros vai atuar com 23 bombeiros nas imediações do TRE-AM, segundo o coronel Danízio Valente, comandante-geral da instituição.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) vai atuar com cerca de 200 agentes, de acordo com o diretor-presidente do órgão, Rodrigo de Sá.

O Amazonas possui mais de 2,5 milhões de eleitores. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), 1,3 milhão de eleitores estão na capital e outros 1,1 milhão em 61 municípios do interior.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *