Dez mil litros de gasolina e 600 quilos de pirarucu salgado ilegal foram apreendidos por policiais militares que participam do 1º Curso de Operações Fluviais (Copflu) do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), da PM do Amazonas.
A operação fluvial, que faz parte da terceira fase do curso, iniciou na última quinta-feira (4) e deve se estender até o dia 18 deste mês.
De acordo com o comandante do BPAmb e coordenador do curso, major Wallasson Lira, a operação que envolve 23 policiais militares, está concentrada no rio Solimões, e já teve resultados positivos.
“Nós tivemos a apreensão de dez mil litros de gasolina que estava sendo conduzida, juntamente com uma draga, que vinha de Porto Velho. E essa gasolina era para abastecer uma atividade de garimpo ilegal no Japurá”, explicou.
A embarcação foi apreendida e uma pessoa foi presa. Em outra ocorrência, os policiais conseguiram apreender, em uma embarcação, 600 quilos de pirarucu salgado próximo ao município de Iranduba (a 34 quilômetros de Manaus).
O major ainda explicou que o curso tem como objetivo preparar os policiais militares para possíveis situações de risco em ações de patrulhamento fluvial, onde é exigida muita técnica por parte das guarnições. A operação conta com a lancha Tiradentes (ferry boat), que tem capacidade para 40 tripulantes e duas lanchas de patrulhamento fluvial.