
Cento e setenta e quatro policiais militares do Amazonas embarcaram ontem (5) para seis municípios do interior do estado para atuar na Operação Hórus, realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com a cooperação da Secretaria de Segurança (SSP-AM).
Os policiais viajaram para Parintins, Novo Airão, Maués, Tabatinga, Atalaia do Norte e Coari, onde vão integrar as tropas que combatem o tráfico de drogas nas áreas de fronteira e fazem o policiamento das cidades, que estão na rota dos traficantes.
Os policiais fazem parte do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento do Interior (CPI) e o Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb). Eles já embarcam equipados com pistolas calibre 9 milímetros, que substituem as P.40.
O novo armamento foi entregue na véspera da viagem pelo governador Wilson Lima. Os PMs recebem diárias pagas pelo governo federal.
De acordo com o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F), tenente-coronel Lima Júnior, os policiais reforçarão as operações Fronteira Mais Segura e Divisa Mais Segura, coordenadas pela SSP-AM, e fazem parte da Operação Hórus.
“Estamos atuando nas áreas de fronteira e divisa do Amazonas. Já são mais de R$ 100 milhões de prejuízo ao crime organizado”, disse.