
A Prefeitura de Manaus realizou operação para combater os estacionamentos irregulares nas ruas e centros e compras da cidade para coibir o estacionamento irregular de vagas destinadas a idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs). Uma força-tarefa com agentes de trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) notificou 42 veículos em shopping centers da capital amazonense.
Os agentes de trânsito fiscalizaram os principais corredores viários da cidade e shopping centers nas zonas Norte, Centro-Sul e Oeste da capital para verificar se as vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiências estão sendo preservadas e utilizadas por quem realmente necessita.
O diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, explicou o motivo da operação. “Os condutores devem entender que estacionar nessas vagas sem portar a credencial está sujeito a multa de R$ 293,47, além de sete pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e medida administrativa de possível remoção. Os condutores que têm direito e ainda não retiraram suas credenciais podem expedi-las, gratuitamente, na sede do IMMU, no setor de atendimento, entre 8h e 14h”, frisou.
Diariamente, o IMMU realiza rondas para identificar e autuar os infratores. Além disso, campanhas educativas são promovidas para conscientizar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e utilizar estacionamentos legalizados.
Nos shopping centers, a reserva de vagas para idosos é realizada constantemente. De acordo com as normas estabelecidas pela resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os estabelecimentos comerciais devem destinar 5% das vagas para idosos e PcDs, próximas às entradas principais e devidamente sinalizadas.
A prática dos estacionamentos irregulares não apenas prejudica o fluxo de veículos, mas também representa um risco à segurança dos pedestres. Além disso, a reserva de vagas exclusivas para idosos nos shopping centers tem promovido a inclusão e a acessibilidade, permitindo que essa parcela da sociedade participe plenamente das atividades comerciais e de lazer.