O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informa que apreendeu diversos produtos e subprodutos da biodiversidade, de origem ilegal, durante a Operação Hermes, realizada no Aeroporto Internacional de Manaus (AM) entre 18 e 29 de novembro, em ação conjunta com outros órgãos.
Com objetivo de combater o tráfico de fauna e flora e a biopirataria para proteção da biodiversidade e do patrimônio genético nacional, agentes ambientais do Instituto fiscalizaram cargas sujeitas ao controle ambiental, como mercadorias, bagagens de passageiros e remessas postais no Centro de Triagem dos Correios.
Foram apreendidos cocares com penas de aves, galos vivos, que seriam usados em rinhas, e resíduos eletrônicos, que tinham como destino as regiões Sul e Sudeste e também outros países. As autuações aplicadas totalizam mais de R$ 100 mil.
A ação foi um esforço integrado na proteção do meio ambiente empregado pelo Ibama em conjunto com a Receita Federal do Brasil (RFB), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e a Polícia Federal (PF).
Informações do Ibama