Parlamentares querem informações de ministros e investigações pela PF e PGR sobre “dinheiro sujo” de Maduro

A oposição na Câmara dos Deputados cobra explicações de ministros do governo Lula sobre denúncias de que a Venezuela teria supostamente financiado campanhas eleitorais de esquerda na América Latina, incluindo o Brasil, com recursos ilícitos. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também é alvo de pedido de abertura de investigação sobre o caso.
Dois requerimentos apresentados à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, ambos de autoria do deputado Gustavo Gayer (PL-GO), são direcionados ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
O primeiro pede informações sobre “a eventual existência de investigações, tratativas de cooperação jurídica internacional, medidas de apuração sobre as denúncias ou providências preventivas para apurar eventuais ramificações no território brasileiro”. No segundo, o deputado solicita o envio de indicação sugerindo a “adoção de medidas investigativas” pela Polícia Federal (PF).
Já o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também é cobrado a enviar à Câmara “comunicações formais de governos estrangeiros sobre o caso Hugo Carvajal” e “cópias de notas diplomáticas, relatórios ou comunicações internas que tratem do assunto”. Gayer pede ainda informações sobre a intenção do governo brasileiro em solicitar formalmente documentos à Espanha e aos Estados Unidos, além da “indicação das providências adotadas pelo Itamaraty para acompanhar o caso”.
No requerimento direcionado à PGR, Gayer também solicita a abertura formal de investigação pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. “Embora tais informações ainda necessitem de comprovação, a relevância e o impacto potencial no Brasil — caso haja conexão com pessoas físicas, jurídicas ou instituições nacionais — tornam indispensável a atuação da Procuradoria-Geral da República”, argumenta.
“Dinheiro sujo”
As acusações de financiamento de campanhas com “dinheiro sujo” do regime venezuelano foram feitas inicialmente pelo ex-chefe da inteligência da Venezuela Hugo “El Pollo” Carvajal ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
Na última segunda-feira (21), durante audiência do Comitê do Senado sobre Controle Internacional de Narcóticos, o ex-secretário assistente para o Financiamento do Terrorismo do Departamento do Tesouro dos EUA Marshall Billingslea também afirmou que a Venezuela usou recursos ilícitos para financiar campanhas de esquerda.


