Portal Você Online

PAC: 28 cidades amazonenses podem receber recursos para prevenir desastres

O Estado do Amazonas tem 28 municípios contemplados pelo Novo PAC Seleções na modalidade Prevenção a Desastres, iniciativa do Ministério das Cidades para reduzir riscos de deslizamentos e erosão de encostas.

O programa do Ministério das Cidades prevê um investimento de até R$ 1,3 bilhão em todo o país, distribuído entre transferências do Orçamento Geral da União (OGU) e financiamentos via Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Manaus está entre as cidades que poderão receber recursos. A capital amazonense lidera o ranking de desastres naturais no Brasil em 2024, com 50 ocorrências registradas, superando Belo Horizonte e São Paulo, que tiveram 41 cada, segundo levantamento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Além de Manaus, outros 27 municípios do Amazonas estão aptos a receber os investimentos. Na Região Metropolitana, estão incluídas Careiro da Várzea, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

O Ministério das Cidades identificou que 727 municípios brasileiros apresentam áreas de risco e podem ser beneficiados pelo programa. Na Região Norte, 76 cidades foram classificadas como prioritárias, a maioria no Pará e Amazonas.

Municípios que ainda não fazem parte da lista inicial podem solicitar inclusão no programa, desde que comprovem a existência de áreas vulneráveis, enviando a documentação para o e-mail selecao.risco@cidades.gov.br.

Confira a lista dos 28 municípios aptos no Amazonas:

  • Manaus;
  • Região Metropolitana: Careiro da Várzea, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva.
  • Interior: Anamã, Apuí, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Canutama, Coari, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Maraã, Nhamundá, Parintins, Pauini, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tapauá, Tefé, Urucará, Urucurituba

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *