
As unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) começam a atender aos sábados em outubro, a patir de hoje (3) por meio do programa “PAC Alternativo”, com aberturas na Zona Leste.
O atendimento será das 9h às 12h, com expedição de Certidão de Nascimento e emissão de 1ª e 2ª vias de RG. Serão 100 senhas distribuídas em cada PAC.
O objetivo da Sejusc é estender os serviços nas zonas mais populosas da capital. No dia 17 de outubro, as atividades se concentram na Zona Norte, nos PACs Sumaúma e Via Norte. A partir de 31 de outubro, é a vez das Zona Oeste e Centro-Oeste, por meio dos PACs Alvorada e Compensa.
Ao todo, a Sejusc coordena 13 unidades do PAC, sendo nove na capital e quatro em outros municípios: Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru e Parintins.
A primeira unidade do PAC foi inaugurada no dia 20 de março de 1998, no bairro São José, na Zona Leste. Desde 2006, quando os atendimentos passaram a ser quantificados, até dezembro de 2019, já foram realizados mais de 38 milhões de atendimentos em todo o Amazonas.