
O Palmeiras bateu o Santos por 1 a 0 em clássico agitado, com polêmicas de arbitragem, na tarde deste domingo (29), na Vila Belmiro, e pulou para a liderança do Campeonato Brasileiro. Gustavo Gómez, de cabeça, fez o gol da vitória no segundo tempo. O Santos teve um gol anulado, feito por Marcos Leonardo, e o Palmeiras desperdiçou um pênalti em momento raro: uma cobrança de Raphael Veiga que, pela primeira vez com a camisa alviverde, não entrou.
Eram 24 cobranças seguidas convertidas. Raphael Veiga parecia imune a erros em pênaltis. Até que aconteceu neste domingo (29): pela primeira vez, o meia desperdiçou uma penalidade pelo Palmeiras. O chute, em lance marcado após revisão do VAR, explodiu na trave de João Paulo.
O Santos abriu o placar aos 39 minutos do primeiro tempo. Mas o gol de Marcos Leonardo acabou anulado. O árbitro Luiz Flavio de Oliveira inicialmente validou a jogada, que teve um desvio de Gabriel Menino para trás após cruzamento de Léo Baptistão. Porém, o VAR recomendou revisão no monitor, e aí o juiz identificou falta de Baptistão em Zé Rafael (um empurrão nas costas) na origem da jogada.
Com a vitória, o Palmeiras foi para 15 pontos e assumiu, ao menos provisoriamente, a liderança do Campeonato Brasileiro. Para seguir na ponta, torce para que o Corinthians não vença o América-MG neste domingo (29). O Santos, com 11, caiu para sétimo.
Na próxima rodada, o Alvinegro Praiano visita o Athletico-PR, sábado (4), às 19h (horário de Brasília). Os palmeirenses recebem o Atlético-MG, domingo (5), às 16h (horário de Brasília).


