O tenista brasileiro João Menezes, de 22 anos, venceu o chileno Tomás Barrios por 2 sets a 1 , neste domingo à noite, e ganhou a medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos, no Peru. Menezes era o cabeça de chave 7 e vinha de final em Nova York, no último fim de semana. Superou o top 60 Jarry nas quartas, principal favorito, para anotar a maior vitória.
O último ouro de tenistas brasileiros no Pan-Americano foi em 2007, quando Flavio Saretta ganhou no Rio de Janeiro também do chileno Adrián Garcia. Em 2003 Meligeni já havia vencido um outro chileno, o ex-número 1 do mundo, Marcelo Rios, em Santo Domingo. Além deles, também foram campeões Fernando Roese (1987), Thomaz Koch (1967) e Ronald Barnes (1963). O Chile não conquista este ouro há 60 anos, desde o Pan de 1959, em Chicago.
Mineiro de Uberaba, João Menezes se classificou para sua primeira Olimpíada. Para estar em Tóquio, basta se manter entre os 300 melhores do mundo.
“Estou no meu melhor ranking, no meu melhor momento, posso assegurar que posso jogar bem em todos os pisos, rápidos, lentos, cobertos, com altitude, no que for, só na grama que me complicaria um pouco, porque no Brasil não temos essa condição. Mas sem dúvida estou no meu melhor momento. Estou muito confiante mesmo. Fisicamente estou muito bem, estou inteiro. E não é por acaso, é fruto de um trabalho muito bem feito. Tenho plena convicção que posso ir muito além, posso chegar a top-50, top-40, top-30, de repente ser top-20. Posso chegar, tenho convicção. Vou trabalhar cada vez mais para isso”, disse João Menezes.