Atualmente 8.370 pessoas estão convivendo com o vírus do HIV no estado.
O dia 1º de dezembro é conhecido como o Dia Mundial de Combate à AIDS que em virtude dos cuidados voltados para a pandemia do novo coronavírus, acabou por impactar nos cuidados e prevenções contra HIV e a AIDS – entre os fatores a dificuldade ao acesso ao sistema de saúde pela exigência do isolamento social.
No Amazonas foi registrado um aumento de 39,7% nos casos diagnosticados de Aids entre os anos 2018 e 2019, de acordo com a Fundação de Medicina Tropical.
De janeiro a julho de 2020 – dado mais recente divulgado, foram notificados 605 novos casos em adultos em todo o estado.
Os homens tem sido os mais acometidos pelo HIV, e a faixa etária mais atingida, segundo as notificações, é de 20 a 29 anos de idade. Em 2019, foram 1.576 novos casos notificados. Em 2018, o total foi de 1.704.
De acordo com dados do governo, o número de gestantes diagnosticadas com HIV em 2020 é 147. A faixa etária mais acometida é de mulheres entre 25 a 29 anos. No ano passado, 203 grávidas foram diagnosticadas com o vírus, número inferior ao registrado em 2018, quando foram 255 casos.
Testes rápidos para HIV e preservativos – A mobilização pela campanha Dezembro Vermelho começa nesta terça-feira (1) em todo o Amazonas, com a realização de mais de 20 mil testes rápidos de HIV e a distribuição de 900 mil preservativos nas unidades de saúde da capital e interior pelo governo estadual.
Os testes rápidos, assim como a distribuição de preservativos, serão intensificados nas unidades de saúde, como a Policlínica Gilberto Mestrinho, Danilo Correa e o Centro de Atenção Integral a Melhor Idade (Caimi) André Araújo.
A programação também inclui testagem rápidas em empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), palestras, além de distribuição gratuita de preservativos masculino e femininos.
Dezembro Vermelho é o mês de conscientização e combate à doença. A data é reconhecida pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no mundo inteiro em 1º de dezembro.